Prevenção

Desde a gestação 
até a adolescência.

A primeira consulta e visitas regulares com check up digital.
Os cuidados preventivos e de tratamento da saúde bucal de uma criança devem se iniciar quando ela ainda está na barriga da sua mãe. É fundamental o pré-natal odontológico, onde a mãe gestante cuida da sua saúde bucal, aprende e se envolve com as mudanças que podem acontecer na sua boca e os impactos que ela pode provocar no bebê. Após o nascimento a primeira consulta deve acontecer antes dos seis meses de idade, promovendo um conjunto de práticas preventivas que acompanhem a criança em seu desenvolvimento.
Saúde bucal dos Bebês
Normalmente a partir dos 6 meses tem início a erupção dos primeiros dentes de leite (dente decíduo). Uma Odontopediatra deve fazer uma avaliação da saúde bucal da criança, direcionando orientações de higienização, orientação sobre chupetas, atitudes para amenizar o incômodo e cuidados da boca.
Saúde bucal da 
criança aos 6 anos
Fase de intensas mudanças. As crianças começam a criar as famosas “janelinhas”, quando os primeiros dentes de leite começam a amolecer dando lugar aos primeiro permanentes. O primeiro molar surge, na parte posterior, região que não possuía dente de leite, simplesmente rompendo a gengiva. Visitar seu dentista é essencial nesta fase, prevenindo desenvolvimento ósseo inapropriado e má oclusão.
Saúde bucal da criança 
aos 12 anos
Provavelmente nesta fase toda dentição será formada por dentes permanentes, lembrando que o desenvolvimento de cada ser humano é único. Se os permanentes já estiverem a postos, cuidar é essencial, pois são os dentes que devemos cultivar por toda vida, não havendo substitutos naturais. Vale lembrar que as mudanças na boca vem acompanhadas de uma série de mudanças no jovem, que se torna mais arredio aos necessários cuidados. Por isso estabelecer uma ligação de confiança com sua odontopediatra desde a primeira infância é essencial, promovendo orientações de prevenção da saúde bucal dos dentes e da gengiva.